sábado, 26 de junho de 2010

Do mar à serra, até a um novo mar... de nuvens


As fotos não são minhas, que mal tenho tempo de as ver, mas que me fazem pensar que, se o tivesse, teria tanta, tantas coisas para explorar aqui tão perto...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Praia Formosa II


  

 Cá estão as novidades: um restaurante, caminhos e "pontes"  entre o mar e as escarpas -  estão a protegê-las para evitar a queda de pedras - pequenas praias de areia preta com algum calhau à mistura.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Janelas do túnel






Desta vez o mar estava muito sossegado. Para quem não conhece o local, é preciso dizer que, muitas vezes, a  fúria do embate nas rochas traz salpicos até cá acima e o som é impressionante; não há como resitir  a uma paragem; construíram um banco mesmo ao lado; deve ser para quem quer ficar a ouvir.

sábado, 19 de junho de 2010

Túnel da Praia Formosa


  O túnel entre a Doca do Cavacas e a Praia Formosa foi reaberto.  Agora já é possível fazer um bom passeio à beira-mar, porque há novas infra-estruturas que, daqui a algum tempo, permitirão chegar a Câmara de Lobos (por enquanto  portas de ferro  impedem a passagem). Há pequenas praias de areia preta. Hoje fui de máquina.Nos postes seguintes mostrarei as novidades.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nau




Esta  leva turistas. As outras levaram homens de uma coragem extraordinária, guiados por um sonho que haviam de concretizar. Como conseguiram?

SAVOY versus QUALIDADE




Ainda não percebi o porque dum edifício daqueles nunca ter sido classificado como de interesso local, e os seus jardins de reserva verde da cidade.
Ninguém me saberá explicar!?
Mas há outros aspectos que não deixarei passar em claro.
Não sei como se pode querer turismo de qualidade, quando não se acautela coisas elementares.
Ora vejam em que estado fica a linda avenida de jacarandás e os seus enamorados bancos. Estão assim há semanas.
Oram vejam a que sofrimento submeteram as velhas palmeiras. Presos os seus braços que ressecam a um sol e poeiras inclementes. Um verdadeiro atentado ao verde.
As obras continuam alheias ao bem-estar de residentes e visitantes. A poeira e o ruído são mais que intolerável. A poluição é crime! Não havia matérias perigosas no edifício' Que tratamento lhes foi dado?
Um edificio de turismo de qualidade, mas que se esqueceu que a qualidade é uma batalha diária e deve começar no ínicio da própria construção.

Para pensar!



Era preciso mais esta obra megalómana?


sexta-feira, 4 de junho de 2010

TOKOS

Este deve ser o restaurante da Madeira mais conhecido no mundo.
Deve ser o mais fotografado. Não pela beleza da sua cozinha, que deve ser óptima, mas pelo encanto dos seus jardins.
É impossível passar e ficar indiferente às cores que o ornamentam.
Logo saltam as câmaras e os cliques são contínuos.
O espanto pasmado de quem nos visita fica estampado na simplicidade das paredes de pedra aparada, ou esfuma-se na paleta natural das flores.
Ora vejam!


quarta-feira, 2 de junho de 2010

SAVOY? SA VOY!!!

Na presente conjuntura, a Madeira aposta no turismo.
Será?
O Savoy é um caso a estudar.
Aumentar a muralha de edifícios junto à orla marítima, roubar à serra os ventos marítimos, obrigando-os a perder humidade, alterando-se o ciclo da água....

A património construído é também uma boa fonte de receitas.
Num momento de recessão, com muitos hoteis às moscas, a metade da sua capacidade, justifica-se a construção de um novo hotel?

Precisamos repensar o que se quer para a nossa terra. Precisamos repensar se a sustentabilidade económica  baseada no turismo é tudo na vida das pessoas desta ilha.

O dinheiro ajuda, mas a felicidade não se compra.

O passado


O Presente


O Futuro?


Edifício mais alto. Justifica-se?

-


terça-feira, 1 de junho de 2010

Paisagens da minha janela

Duma janela bem ampla sobre a baia.
Pode ver o principado da Pontinha com a sua bandeira hasteada.
A nova gare ao fundo.
Os cruzeiros onde param?
In Jornal da Madeira