quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Castelo de Vide

 
Uma  muito agradável surpresa. A parte antiga...um encanto.  Com uma judiaria e a respectiva sinagoga - agora um museu, se não estou em erro.  Escadinhas e escadinhas. Ruelas. Para percorrer a pé.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Monsaraz

Portugal tem jóias destas. E no Alentejo há, pelo menos, mais uma. Quem lá vive, convida-nos a entrar e não pede nada. Mas nós devíamos dar.
 Sentada num banco de pedra que mais parecia a continuação da casa, vi aproximar-se um senhor,  muito devagarinho  e com a ajuda de uma bengala. Parou, levantou levemente a cabeça, olhou para mim, sorriu e disse, como se me conhecesse de há muito: bom dia, menina(!!!!). Sorri (pudera). Respondi. Ele continuou o seu caminho. Devagarinho.
São muitas fotografias, mas não resisti. E deixei várias por publicar. Quando tiverem tempo, ampliem cada uma delas e deliciem-se com a beleza que a simplicidade tem.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Paisagem que tende a desaparecer

Encontrei este palheiro, abafado de novo com colmo de trigo, algures na parte alta de Santa Cruz.
Antigamente este material desenhava na paisagem dos lugarejos o rosto das casas típicas da Madeira rural. A casa dos pobres que labutavam na terra sob a canga da colonia. Ainda podemos encontrar raros exemplares  pela ilha.

A casa abaixo escapou à fúria de 20 de Fevereiro.
É um dos poucos exemplares que podem ser vistos na Ribeira Brava e que atesta da perícia dos construtores madeirenses.
Pode ser vista junto ao túnel que segue para S. Vicente à saída do Modelo.

domingo, 26 de setembro de 2010

Uma barraca na Praia Formosa

Um vídeo com música ;)


Um poste de 'marketing familiar', aliado ao objectivo do Pelo Mundo de mostrar o que gostamos ou não nos nossos mundos. Sobre a barraca não me pronuncio porque sou parte interessada, mas sobre a Praia Formosa digo que gosto muito apesar de ser e não ser horrorosa... 


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sé de Évora

 Paguei para entrar. Até aqui nada de novo. Mas se quisermos apreciar as capelas temos de colocar uma ficha (paga, claro) para que as luzes se acendam.  Sem saber, aproveitei os últimos segundos de uns pagantes. Mas, e este é um senhor mas, há instalações sanitárias para os vistantes! E boas! Decididamente, a tradição já não é o que era...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Capela dos Ossos

Não sabia bem o que esperar, apesar das descrições ouvidas.  Com a inscrição  da entrada na memória, achei que me devia preparar para algo lúgubre, tétrico. Não. É arte.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Évora

A cidade que eu queria realmente conhecer no Alentejo. Gostei. Património com vida. Muito artesanato. O branco e amarelo por todo o lado. O azul também lá está.

sábado, 18 de setembro de 2010

Evoramonte

No caminho para Estremoz, passámos ao lado de Evoramonte. O castelo (quantos castelos haverá neste país?) obrigou-nos a desviar o olhar. E lembrei-me das aulas de História e de liberais e absolutistas.  Na primeira oportunidade fomos lá. O castelo estava fechado. Deu para apreciar os nós nas paredes. E a vista.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Estremoz

Uma cidade acolhedora. Sentimo-nos em casa. Lá em cima, o castelo, claro. E a pousada.  À volta da cidade, jazidas de mármore branco. Boa comida: um ensopado de borrego fantástico, plumas, lagartos e secretos de porco ... sericaia com ameixas para terminar; ou  pudim de água.  Uma perdição.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Paisagens da Macaronésia

Voltei a Tenerife  onze anos depois.
Gostei!
Vi os bananais em Garachico.


Admirei o dragoeiro milenar em Icod de los Vinos.














Passeei pela floresta. Pensei que estava em território conhecido.


Nem todos gostam desta ilha das  Canárias.
Eu adorei as suas paisagens e a calma como se vive.