sábado, 11 de julho de 2009

Rali Paper das Mercês

Finalmente realizou-se. Trabalhámos muito com um único objectivo: que todos se divertissem.

Aos que participaram e nos ajudaram, muito obrigada.
À equipa M&M: foi um prazer MUITO GRANDE trabalhar convosco nesta e em todas as outras actividades.
Aos que nos vão deixar: até breve; esperamos por vocês na nova escola.



Tudo começou no Jardim de S. Luzia. Dois exemplos da 1ª tarefa.
Não imaginam a criatividade dos concorrentes.


1ª paragem: Ribeira Brava. Equipas muito atarefadas.
Pedimos material que deu para encher uma bagageira!!!
Eles bem reclamaram.


Curta paragem para refrescar gargantas.
Houve quem pagasse e deixasse o "refresco" para a organização.
S. Vicente com visita às manas Cardosas entre outras coisas. Flores muito procuradas pelos concorrentes. Estas ainda choram a perda de um familiar chegado.


Chegada ao Véu da Noiva e preparativos para a cerimónia.
Reparem nos pormenores e na elegância da madrinha.


Um entre vários noivos e noivas incrivelmente bem vestidos.
A caminho do altar. O padre esteve ao seu melhor. Os votos de chorar a rir.
Os turistas adoraram.


Duas últimas etapas. Porto Moniz e Achadas da Cruz. Infelizmente a bateria da máquina não deu para mais. Depois feijoada. Dizem que estava óptima.

16 comentários:

  1. Dizem que estava óptima, Agapê? Tu não provaste a feijoada?...
    Obrigadíssima pela reportagem, é 'quase' ter estado lá :) Uma das noivas está um espanto ;)
    Espero que tenham cobrado uns euros aos turistas: tenho a certeza que pagariam e muitos mais pelo espectáculo!

    ResponderEliminar
  2. Graças à Agapê a equipa Hisquifipomamú foi empurrada para esta aventura...

    Partimos cedo (9h30) e bem apertadinhos de Santa Luzia. O nosso carro ia todo aperaltado, a transbordar de materiais e muita curiosidade.

    A equipa (como diriam os nossos alunos: «gente bué da fixe») recebeu sempre cada desafio com muita alegria. Entre vários «pára, anda, procura e arranca» choveram enigmas e muitas descobertas. Conquistámos buracos, caracóis, o Sapo Regional, as especialidades do Triângulo, São Bento, a igreja e o museu da Ribeira nada mansa... Com a boca já seca, fomos conduzidos para a famosa Poncha onde amaciámos a garganta e trincámos amendoins.
    Montanha fora, soltámos vários provérbios; apreciámos as árvores de frutos das irmãs Cardosas e planeámos um casamento. O tempo urgia. O casamento estava marcado para as 12h30, no Véu da Noiva. Toca dar a mão a um girassol perdido num jardim, rabiscar os votos matrimoniais, escolher a música e atribuir papéis... Entre olhares pouco discretos, transformámos o único elemento masculino da equipa numa noiva muito vistosa... Ao som de «I have a dream», caminhou até ao altar. Durante a cerinómia, o noivo, homem de caracóis e barriga de cerveja, tentou exibir alguma masculinidade... Além dos padrinhos, não faltou a menina com o balde das alianças (vindas exclusivamente das canas vieiras de São Vicente).
    Selada a cerimónia pelo distinto Padre Reverendo M&M, logo, o grupo despiu os trajes e partiu para a derradeira etapa...
    Pela estrada, no interior do carro cada vez mais pequeno (cheio de materiais por todos os cantos), a equipa continuava bem disposta. Parámos no Porto Moniz. Aqui, a cultura geral foi avaliada, o forte e o museu Aquário foram revistos. Descobertas pistas, partimos em direcção à Feira do Gado. Entre carros e uma multidão, conseguimos descobrir um Sr. Polícia, que procurava, com algum desespero, a ordem perdida no meio daquela confusão. Com poucas palavras e cara de poucos amigos, lá nos indicou a direcção para o teleférico. No meio do percurso, fizemos uma paragem e enfiámos todo material possível no corpo de dois elementos do grupo. Pareciam mesmo dois feirantes. Vendiam de tudo a um euro...
    Depois de fecharem negócio com a organização do Rali Paper, fomos surpreendidos por uma feijoada na Casa da Tia Rosa...

    Independentemente do tamanho da alma, a equipa sentiu que VALEU A PENA... Um beijinho para o nosso colega que, por motivos de saúde, não pôde participar nesta festa... Obrigada, Agapê!

    ResponderEliminar
  3. Tina, podemos saber, finalmente, o que é o Hisquipofamanú?

    A "noiva" autoriza a continuação da sua esbelta figura estampada no blogue?

    Muito obrigada por terem participado, pela descrição da aventura e especilamente pela boa disposição que revelaram.

    ResponderEliminar
  4. Afinal é Hisquifipomanú!
    Cada vez mais intrigante.

    ResponderEliminar
  5. A toda a equipa M&M (desfaz-se na boca e não nas mãos) e em especial a “chefe agapê” obrigada por esta e todas as outras actividades que nos propuseram ao longo do ano (esta sem dúvida, a que mais me diverti, nem foi preciso arranjar contra- informação!)
    Devo dizer que fiquei muito, muito cansada, não, não corri (era necessário correr?!) mas subi um caracol com os pauzinhos ao sol, lá tive de tirar uma foto com um sapo regional (logo com um sapo!!), subir aquela escadaria em São Vicente (da qual também tenho boas recordações, de outros tempos), tomar um xandi ao pequeno almoço e pedir o cestinho (que terei de devolver à simpática senhora do café no próximo fim de semana) para a menina das alianças que afinal não o quis levar no meu casamento no Véu da Noiva.
    Depois de recém-casado(a), o telefonema à mãe, para ver uns loucos que andavam à solta no dia da feira do gado.
    Foi uma canseira pois foi, mas ri até não poder mais.
    Obrigada agapê e um grande obrigado à minha equipa:
    “OS PRIMEIROS”

    ResponderEliminar
  6. Goriza, vais juntar a foto do sapo à tua colecção? Ou achas que os outros vão ficar ciumentos?
    A tua mãe deve ter pensado:"Lá está a minha filha metida noutra maluqueira... ainda por cima ao pé dos vizinhos; foi para isto que eu a criei?"
    Obrigada por teres participado.

    ResponderEliminar
  7. Tina: a tua descrição está 5 estrelas, para usar também a linguagem dos nossos alunos ;) Ganhou-se uma boa directora de turma / professora este ano: espero que a escritora tenha mais direitos a revelar-se no próximo ;)

    ResponderEliminar
  8. Que dizer do Rali Paper? Foi a cereja em cima do bolo!
    "Tens de ir! vais ver que ser bom!Não sejas chata!
    E lá fui. Não consigo dizer NÃO à agapê: "Está bem...ajudo-te no que precisares, mas não me ponhas a fazer figuras tristes!"
    O meu contributo foi pouco ou nenhum. Registei muitos momentos (até a bateria cansar), assisti de perto ao stresse da líder, sofri com a sua apreensão (nada podia falhar...e NÃO FALHOU!!!)e, como espectadora, pude admirar as reacções das diferentes equipas a cada desafio e enigmas, elaborados com a inteligência de quem já nos habituou a surpreender.
    Não menosprezando o trabalho de todos os colegas envolvidos no projecto M&M (a quem dou os meus sinceros parabéns pela dinâmica dada à escola, este ano lectivo), deixem-me que faça um agradecimento muito especial à agapê. Para além da competência e capacidade de criar, só alguém com as suas qualidades humanas conseguiria mobilizar tanta gente (professores e alunos) em situações e momentos tão diferentes.
    (...) Querias um comentário...AGORA NÃO TE QUEIXES!
    Beijinhos e PARABÉNS! Mais um objectivo concluído com SUCESSO!!!!
    OBRIGADA por TUDO!

    ResponderEliminar
  9. Eu é que agradeço,Dtravel (sempre a pensar na próxima travel, não?).
    Nem sabes como estou contente por te ver por aqui... a primeira de muitas visitas, claro. Não te esqueças que tb és autora, sim???? Não fotografes muita water, agora o resto....

    ResponderEliminar
  10. O nosso M&M acabou em grande! O pessoal de Braaaga adorou o Rali! Foi um prazer fazer parte desta equipa.
    Parabéns especiais à mui estimada HP! ;)

    Beijinhos e boas férias!!

    ResponderEliminar
  11. Aposto que o outro bracarense (o da farda) deve ter dito: só faltavam estes caramelos para me complicarem a vida...
    Até Braga, Pipa e T.

    ResponderEliminar
  12. Agapê, já tentaste associar os nomes dos elementos da equipa ao misterioso «Hisquifipomamú»... Parece que não resultou. Deixamos o desafio (melhor o «Blogue paper»): quem conseguirá desvendar? Não é difícil...

    DêPê, agradeço o comentário. Um beijinho :-).

    ResponderEliminar
  13. Ah!!!! História, Física, Química, Português, Música... (como é que não pensei nisso antes?
    E onde está o Inglês?

    ResponderEliminar
  14. Tina, já sei... o Inglês entrou depois do fecho das inscrições e não teve direito a letras.
    Mas lá que foi uma boa entrada, lá isso foi.

    ResponderEliminar
  15. O rali das Mercês foi uma experiência inesquecível!Depois de todos estes postes que contam tudo tão bem, só posso dizer que a minha equipa divertiu-se imenso, descontraiu ao máximo e quero acrescentar que bem hajam aqueles que também pensam no bem estar dos professores. Sim, porque nós também merecemos uma "recompensa" por todo o nosso trabalho desenvolvido ao longo do ano! Diversão!!!Muito obrigada a toda a equipa que tudo pensou com muito trabalho e carinho e um grande beijinho à "chefe" HP!!!

    ResponderEliminar