terça-feira, 12 de maio de 2009

Travessia à portuguesa II

De cadeiras para camarotes privativos. Isso mesmo!

O Zé explicou. Aquela travessia é feita regularmente por motoristas de TIR que têm quartos reservados (restaurante e clube, também). Como havia dois vagos … e um português ajuda sempre outro português (no estrangeiro!) … já tínhamos onde dormir e tomar banho.

Mais. Um dos cozinheiros (não me lembro de que nacionalidade) fez-nos um bacalhau no forno e jantámos na parte de trás do barco, só nós e os nossos anfitriões, ao ar livre a apreciar um magnífico pôr-do-sol. Conhecemos os restantes portugueses: três, entre eles uma professora de Francês que pediu licença sem vencimento e ganhava quatro vezes mais que eu. Também trabalhava sem parar durante seis meses… Conhecemos os alojamentos da tripulação, onde bebemos um licor, fomos à prisão (sabiam que há uma em cada barco?) e fizemos compras na loja de duty free com desconto de tripulante. Não chegámos a ir à ponte falar com o capitão, já não me lembro porquê…

Pequeno problema: o nosso bilhete também não dava direito a pequeno-almoço.
Que não fazia mal, comíamos em terra….
Nem pensar! Era o que faltava! Amanhã vêm até ao restaurante e, quando vos fizermos sinal, entram e sentam-se a uma mesa. Só não podem mostrar que nos conhecem…. (as relações com o chefe de sala não deviam ser as melhores)

Como recusar sem ofender?
Eu bem tentei. Sou incapaz de regatear (não gostei de Marrocos, por causa disso) e não peço desconto em nada ( a minha mãe diz que o que os donos das lojas querem é ver-me entrar…).
Fomos ao pequeno-almoço, que engoli o mais depressa que pude. O Zé passou e piscou-nos o olho.
Bem vistas as coisas, a travessia só podia acabar assim…


Já foi há uns anitos. Não me lembro de muitos dos sítios por onde passei. Mas estes episódios ficam.

Nota: Porque não tirei fotografias ao canal de Kiel, o relato é ilustrado por imagens do Atlântico (a parte que nos toca, literalmente).

1 comentário:

  1. O «poste-capítulo» resultou mesmo e eu passei logo do anterior para este para ficar a saber o resto da aventura ;)

    ResponderEliminar